loader image

Acupuntura

Acupuntura

Por Gerar - Psicologia, Arteterapia e Bem-Estar

Fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Acupuntura é uma prática terapêutica milenar, utilizada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

A Medicina Tradicional Chinesa se baseia na filosofia de que a doença resulta do desequilíbrio da energia vital (Qi). Trata-se de uma abordagem holística, que foca no indivíduo em vez da doença, se utilizando de várias práticas para preservar e restaurar o equilíbrio energético e, assim, a saúde, como a Acupuntura, a Dietoterapia, a Fitoterapia, a Moxabustão, entre outras.

Na Acupuntura, pontos específicos do corpo são estimulados, através da inserção na pele de finíssimas agulhas. O estímulo desses pontos redireciona o fluxo de energia ao longo de canais (conhecidos como meridianos), restabelecendo, assim, o equilíbrio energético e permitindo que o corpo se cure naturalmente.

A Acupuntura é indicada para quem sofre de dores, problemas imunológicos, estresse, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, enxaqueca, impotência, rinite, sinusite, asma, traumas em geral, problemas reumáticos, gastrointestinais, cardiorrespiratórios, ginecológicos, hormonais, ósseos, circulatórios e todos aqueles que não conseguem alívio com tratamentos convencionais.

A sessão dura, em média, de 20 a 40 minutos. Normalmente, o procedimento não é doloroso.

Pessoas de todas as idades podem ser tratadas com a Acupuntura. Em geral, não há contraindicações para o tratamento com Acupuntura, a não ser em casos específicos, de acordo com avaliação do acupunturista .

Desde 1979, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda Acupuntura no tratamento de diversas condições clínicas. Em março de 1988, o governo brasileiro implantou oficialmente a Acupuntura nos serviços públicos de atenção à saúde. Em 2010, a Acupuntura foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

 

PROFISSIONAL QUE ATUA COM ACUPUNTURA:

Manuella Lauritzen

 

Fontes:
https://www.scielo.br/j/cr/a/RDYHgzW8gQPp5zhn7VytrdJ/
http://portalfloresnoar.com/
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/08/03/acupuntura-conheca-a-tecnica-e-seus-beneficios.ghtml
https://www.msdmanuals.com/

Implantação da Acupuntura no SUS completa trinta anos

Whatsapp