loader image

Arteterapia

Arteterapia

Por Gerar - Psicologia, Arteterapia e Bem-Estar

A Arteterapia é uma terapêutica que se utiliza das linguagens artísticas como canal expressivo, promovendo autoconhecimento, criatividade, expansão da consciência, elevação da autoestima e bem-estar, além de prevenção e reabilitação de doenças mentais e psicossomáticas.

A técnica possibilita que o participante experimente diversas modalidades expressivas, tais como: pintura, colagem , desenho, modelagem, tecelagem, dança, literatura, música, teatro etc. – e se expresse livremente, sem nenhuma preocupação com a estética. Dessa forma, através das criações, o participante entra em contato com emoções guardadas no inconsciente, podendo trazê-las à consciência, através dos símbolos contidos nas produções criativas.

“O caminho criativo em Arteterapia tem o propósito de concretizar, dar forma e materialidade ao que é intangível, difuso, desconhecido ou reprimido. Sonhos, conflitos, desejos, afetos, energia psíquica que é bloqueada e precisa liberar-se e fluir, ganham concretude e podem plasmar e configurar símbolos, que assim cumprem sua função de comunicar, estruturar, transformar e transcender”, explica a arteterapeuta Ângela Philippini.

A Arteterapia está fundamentada em modelos teóricos distintos (Gestalt, Transpessoal, Antroposofia, Ludoterapia e Psicanálise), mas encontra sua fundamentação mais abrangente na Psicologia Junguiana. Os atendimentos arteterapêuticos acontecem de forma individual ou em grupo e podem ser vivenciados por qualquer pessoa.

No Brasil, os psiquiatras Ulisses Pernambucano e Nise da Silveira foram os pioneiros no uso terapêutico da arte. Atualmente, já consolidada com o nome de Arteterapia, esta terapia está presente em praticamente todos os estados brasileiros.

Desde janeiro de 2013 a profissão de arteterapeuta está na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho. Estão aptos a atuar com a técnica, os arteterapeutas formados através de instituições associadas à União Brasileira de Associações de Arteterapia (UBAAT).

 

PROFISSIONAIS QUE ATENDEM COM ARTETERAPIA:

Fabiana Guimarães
Josefina Campos
Leta Vasconcelos
Luciana Rabelo
Patrícia Mello

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
União Brasileira de Associações de Arteterapia
Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do psicólogo
Materialidade e Arteterapia
Arteterapia: A contribuição do processo criativo no tratamento do câncer 

Whatsapp