loader image

Reiki

Reiki

Por Gerar - Psicologia, Arteterapia e Bem-Estar

A palavra ‘Reiki’ vem do japonês: ‘rei’ (universal) e ‘ki’ (energia vital), significando ‘energia vital universal’.

É uma prática terapêutica natural que se baseia na canalização de energia vital universal através da imposição das mãos do praticante, com o objetivo de equilibrar os corpos físico, mental, emocional e espiritual, reforçando o poder de autocura.

O tratamento com Reiki possibilita revitalizar as energias, aliviar dores, liberar bloqueios emocionais, reduzir o estresse e a ansiedade, ativar o sistema imunológico, entre outros benefícios. Pode ser utilizado de forma complementar em vários tratamentos de saúde, ou mesmo ser aplicado em pessoas saudáveis, de forma preventiva. É uma terapia considerada segura e não invasiva, e pode ser aplicada em si mesmo ou em outras pessoas, animais, ambientes e objetos.

Normalmente as sessões acontecem de forma presencial, entretanto o Reiki também pode ser aplicado à distância, desde que o mestre tenha uma formação mais avançada, já que precisa acessar a energia do paciente sem estar próximo.

A técnica começou a ser difundida no início do século XX, no Japão, através do monge Mikao Usui, que, após uma experiência pessoal de iluminação, buscou uma forma de transmitir energia de cura a outras pessoas.

O Reiki é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2007, como auxiliar no tratamento da dor. Em 2017, foi introduzido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde, sendo oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

PROFISSIONAIS QUE OFERECEM ATENDIMENTOS COM REIKI:

Ana Cristina Reis
Ana Paula Barros
Fátima Nunes
Luciana Rabelo
Veronica Dantas

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.medicina.ufmg.br/terapias-complementares-do-sus-reiki/
https://informe.ensp.fiocruz.br/agenda-e-eventos/18765

Whatsapp