loader image

Terapia Floral

Terapia Floral

Por Gerar - Psicologia, Arteterapia e Bem-Estar

A Terapia Floral é uma abordagem terapêutica que utiliza essências florais na prevenção e tratamento de desequilíbrios emocionais e psicológicos. Age favorecendo o autoconhecimento, o autocuidado e o bem-estar físico, mental e emocional.

É fundamentada no trabalho do médico inglês Edward Bach, que na década de 1930 percebeu que o que determina muitas doenças são estados mentais e emocionais em desequilíbrio. Na época, Bach resolveu buscar na natureza uma nova abordagem para a prevenção de doenças e restauração da saúde. Por meio da água e do calor, ele extraiu a energia sutil de 38 flores, criando fórmulas que ficaram conhecidas como ‘Florais de Bach’. Segundo o Dr. Bach, ao equilibrar e a harmonizar os corpos emotivo e mental, o indivíduo se torna menos vulnerável às doenças físicas.

Com inspiração na experiência de Edward Bach, diversos outros sistemas florais foram criados, como os Florais da Amazônia, Florais de Saint Germain, Florais da Lua, Florais Californianos, entre outros.

Cada flor serve para equilibrar uma determinada característica ou estado emocional específico e pode ser utilizada individualmente ou num composto com outras flores. Geralmente são tomadas em gotas durante um determinado período de tempo, a critério do terapeuta.

Uma das premissas desta terapêutica é a participação ativa do indivíduo em seu processo de promoção e recuperação da saúde, por meio de uma abordagem onde ele é convidado a buscar em si mesmo aqueles sentimentos que podem estar causando o desequilíbrio e, consequentemente, as doenças. Um outro pilar que sustenta essa terapêutica é a sua característica de tratar a pessoa e não a doença, a causa e não o efeito, o todo e não as partes.

De acordo com os especialistas, as essências florais não têm impacto direto sobre a bioquímica do corpo, como têm os alimentos, medicamentos farmacêuticos ou drogas psicoativas, pois não possuem princípios ativos de natureza material, atuando nos campos mórficos. Logo, não há contraindicações para o uso dos florais, que podem ser utilizados por pessoas de todas as idades e também em animais.

Em 2018, a Terapia Floral foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, permitindo a sua oferta em unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).

 

PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM A TERAPIA FLORAL

Ana Cristina Reis
Ana Paula Barros
Mário Miguel de Barros

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://healing.com.br/2020/06/12/o-que-e-a-terapia-floral/
https://www.bachcentre.com/
http://observapics.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/PDF-Florais-v7.pdf

Whatsapp